quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tronco 4

Aprendi durante essa caminhada no paisagismo e com minha vivência com com as plantas, a admirá-las...
E como eu gosto das árvores, além de tudo que elas nos oferecem, sombra, ar puro, frutos e as flores. Há algo que não reparamos, mas que dão vida aos jardins juntamente com a parte frondosa das suas copas... são seus troncos.
Vou colocar aqui uma série de fotos que tirei em São Paulo e Rio de diversos troncos exóticos, coloridos e com texturas diversas.
Vou começar pela ávore de papel
(nome popular)

Dicas

As plantas e seus estilos... Nas casas modernas, ficam bem plantas esculturais, de grande efeito gráfico. Muito bom é usar a técnica do minimalismo, onde mais vale menos. Indicado o uso de: Dracena sp. (dracenas), Cycas sp., Palmeiras diversas, Pandanus e etc.

domingo, 26 de setembro de 2010

Penumbra floral

Luminosidade

Água e Luz são obviamente de toda importância a vida e beleza de qualquer planta.

A plantas se desenvolverão melhor em sua residência, se estiverem em uma situação próxima àquela experimentada em seu habitat natural, o qual se adaptou durante milhares de anos. Pelo tipo de folha - órgão que sempre busca a luz, pode-se saber qual a luminosidade necessária (existem excessões).

Informativos Socioambientais

Manchetes socioambientais Falta de transparência para o biodiesel "Hoje, é através da soja que se produz cerca de 80% do biodiesel, e os 'sojeiros', como são conhecidos os produtores verticalizados, levam vantagem arbitrando entre o óleo e o farelo. Um desafio do setor é diversificar as matérias-primas. Um aumento da participação da Petrobras, como uma empresa verticalizada, sem dúvida aumentará o risco de investimento no setor. De um lado, a lógica social da produção de biodiesel, de auxiliar os pequenos produtores a desenvolver a lavoura de insumos como mamona, girassol, dendê acaba não se viabilizando. De outro, cria-se uma concorrência desleal com os produtores privados. O biodiesel é um combustível do futuro. O que preocupa é a falta de transparência do governo na condução do programa, a falta de medidas pró-mercado e uma melhor definição sobre o papel da Petrobras", artigo de Adriano Pires - FSP, 24/9, Mercado, p.B9.

Dicas

As plantas e seus estilos... Uma residência inspirada em casas mediterrâneas ou mexicanas, para compor o seu jardim, o indicado são: o Bougainvillea sp., Cactos, Agave sp., Yucca sp., Aloe sp., Euphorbia sp. e etc.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas

As plantas e seus estilos... Para ambientes rústicos e casas de campo, as mais indicadas são: Cyclamen, margaridas, chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), Schefflera arboricolla, Agapanthus, Helicônias e etc.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Primavera

Primavera no Rio
(Carmen Miranda) "O Rio amanheceu cantando.
Toda a cidade amanheceu em flor
E os namorados vêm pra rua em bando
Porque a primavera é a estação do amor.."

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore

21 de Setembro - Dia Internacional da Árvore
7 bilhões de árvores Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes. O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vasos com Led

Novidade p/vasos - iluminação com LED
Agora dá para incrementar o jardim e deixar o paisagismo mais atraente até no escuro. Estas peças, lançamento da norte-americana Rotoluxe, além do design e da proposta ecológica – são produzidas com plástico reciclado, trazem mais um vantagem: são iluminadas com lâmpadas LED, o que garante um visual diferenciado para a área de lazer. Disponíveis em diversas cores, os tamanhos podem chegar até 44 cm de diâmetro.

Dicas

As plantas e seus estilos.... Mas não podemos esquecer que a água e a luz são obviamente de toda a importância, a vida e beleza que de qualquer planta. Ambientes Art Décor e Estilo Jovem - Prefira plantas com grande efeito ornamental como: Amarílis (Hipperastrum sp.), Antúrios (Anthurium sp.) e Alocasia sp.

domingo, 19 de setembro de 2010

AMARÍLIS SP

Plantas para seu Jardim...

A boa vida é feita de pequenas coisas com as quais nos identificamos...cuidar do jardim, livra-nos do stress, elevamos nosso espírito e premiamos os nossos sentidos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Histórias de Paisagista

(História de Paisagista) INHAME DO AR
Por Gustaaf Winters Introdução: Curso pra lá, curso para cá e numa dessa fui parar em Macapá. Daria até um samba, né ? Pois é mas... já fiz várias matérias sobre trepadeiras e prometi a mim mesmo que na próxima iria falar sobre um árvore ou arbusto. Mas as trepadeiras me perseguem ! No sentido botânico da coisa: que fique claro. Voltando a Macapá, quero falar dos "happy hours" que costumo viabilizar com os organizadores do curso, após um longo dia e 9 horas de "blá-blá-blá". Dou o maior valor a essas horas de botequim, mesmo porque nunca fiz amigos tomando água, nem leite. Ou alguns de vocês já fizeram ? Numa dessas noites, em julho de 2009, fui presenteado por um professor muito culto, com uma batata estranha. Meio bizarra: tinha a forma de um órgão interno (um fígado... uma moela, sei lá!) e na sua superfície lembrava aquelas fotos da superficie de um planeta distante. Ele me disse até o nome do "trem" mas talvez devido ao "adiantado da hora", acabei me esquecendo. Lembro somente do que ele me disse: "em novembro, ela começará a brotar e aí você enterra ela no chão". De volta ao meu escritório, coloquei a estranha batata num lugar de destaque, observando-a todo dia e aguardando com ansiedade como se fosse um ovo de dinossauro prestes a eclodir. E já no final de outubro não é que ela começou a brotar ? Sem saber no que iria dar, enterrei aquele "orgão estranho" no chão. Já no segundo dia começou a aparecer uns 6 cm de talo, que na semana seguinte já media meio metro. Gente ! Que coisa mais doida ! Não demorou muito e percebi que se tratava de uma trepadeira. A toque de caixa, fiz uma pérgula com um resto de deck que havia guardado no fundo do quintal. Ficou feio a bessa mas a trepadeira gostou, tanto é que depois de um mês havia alcançado a parte superior da minha gambiarra. Lindo foi ver o aparecimento das folhas: num formato de coração grandão, mediam de 20 a 25 cm. E dá-lhe tamanho !! Eita planta boa de trepar !! Depois de uns 3 meses já havia coberto todo o pergolado, proporcionando uma sombrinha legal. Fiz até um banquinho debaixo dela. Nem fazia idéia do que iria acontecer dali pra frente. Daria flores ? Quando? E apareceria algum polinizador de Macapá para transformar as flores em frutos ? Que frutos? Só expectativa, teria que esperar para ver. E o tempo foi passando e nada de flores. Num certo dia, depois da ressaca do carnaval, constatei umas certas "porpetinhas" brotando nas axilas das folhas. Estas foram evoluindo para "porpetonas". Caramba !!! Eram exatamente cópias daquela batata estranha que o professor me havia dado no boteco de Macapá !! Mas.... seriam frutos ? Como é que eles apareceram sem as flores ? Mas era a pura verdade pois as flores apareceram somente 3 meses depois. Pareciam brincos pendentes!! A inflorescências eram compostas de pedúnculos de uns 12 a 15 cm cheias de florzinhas brancas. Que fato mais curioso, pensei: " é a primeira planta que vejo onde os frutos aparecem antes das flores.".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Penedo

Pergolados...
Belos, charmosos e românticos, formam belos recantos no jardim para horas de leitura ou lazer com amigos.
O momento de apreciar o jardim com conforto e segurança, com custo baixo, podem ser de vários tamanhos e de diversos materiais, dependendo do estilo do jardim. O ideal é escolher uma muda de planta trepadeira e plantar nas extremidades, para ficar mais aconchegante.

Vasos usados Penedo

Reaproveitamento de vasos antigos, para esculturar os jardins rústicos. A noite esses vasos com uma iluminação interna, dão um toque especial ao jardim...

Dicas


Charme...
O cultivo de plantas em áreas internas, seja em vasos ou formando jardins de inverno, garante um ambiente diferenciado e aconchegante.
O importante é a escolha certa!
Formato, tamanho, cor e material dos vasos devem respeitar o estilo da decoração do ambiente e as características da espécie cultivada

Livro Les Miserables

Convento de Urbanistas - 1793 (Les Misérables - Victor Hugo) "Um Pequeno jardim para passear e a imensidão para meditar. O que mais podia ele querer? A seus pés, o que se pode cultivar e colher, sobre sua cabeça, o que se pode estudar e meditar; algumas flores na terra e todas as estrelas do céu."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Floresta Amazônia


Quanto vale a Floresta Amazônica hoje, por exemplo, na Bolsa de Nova York? Abstraindo-se do rico mercado de madeira pura e simples, fora até a riqueza por ser a maior reserva de água doce do mundo e até mesmo a matéria prima para a indústria dos comésticos, quanto será que passa valer a Floresta Amazônica se for encontrado lá, por exemplo, alguma planta, algum gem ou enzima que cure o câncer, a AIDS ou qualquer outra doença? O fato é que Floresta Amazônica - e todas outras que existem - tem um megavalor para o país e para a humanidade. Mais: significa um relevante ativo econômico-financeiro. Mas, infelizmente, ainda não é computado no PIB - Produto Interno Bruto. O relatório TEEB (Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade) faz parte de um estudo a ser apresentado na Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 10) em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010.

Floresta


Qual o valor da floresta em pé?
"A sociedade precisa entender que a biodiversidade deve ser tratada como patrimônio ambiental. Quem se arrisca a perder ativos ambientais na quantidade e qualidade dos que dispomos no Brasil está abrindo mão de insumos para o desenvolvimento. Está perdendo bens inestimáveis capazes de gerar trabalho, renda e melhor qualidade de vida no futuro."

Amazônia

Comércio de madeira A Comissão da Amazônia, da Câmara dos Deputados, rejeitou o projeto de lei 3.249, de 2008, do ex-deputado Silvinho Peccioli, que determina a suspensão, por seis meses, do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do estabelecimento que vender ou industrializar madeira ilegal, sem comprovação da origem. O relator, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), recomendou a rejeição da matéria, com o argumento de que a Lei dos Crimes Ambientais (9.605, de 1998) já tipifica o comércio ilegal de madeira como crime. A pena é de detenção. O deputado Valverde acrescentou que a conduta também é definida como infração administrativa por decretos do Executivo: o 6.514, de 2008, que regulamenta o processo administrativo para apuração de infrações ambientais, e o 6.321, de 2007, que estabelece ações relativas à prevenção, monitoramento e controle do desmatamento da Amazônia.

domingo, 12 de setembro de 2010

Croqui

Recordação... Meu desenho do Prédio da Reitoria - UFRJ Aquitetura e Escola de Belas Artes...

Clusia SP

Estou acostumada a ver a Clusia como arvoredos ou arbustos na beira das praias do Rio e nos restaurantes como ótima opção para decoração em vasos, por ser muito resistente.
Pelo tamanho da folha percebe-se, essa Clusia é uma imensa árvore que encontrei no Instituto Agronômico de Campinas.

domingo, 5 de setembro de 2010

Novo Código Florestal

Novo Código Florestal desagrada ambientalistas e bancada de ruralistas.
Novo Código Florestal foi aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados. A nova lei anistia quem desmatou áreas que deveriam ser preservadas.
Confusão e muito bate-boca em Brasília. Depois de um ano de discussão, o Novo Código Florestal foi aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados. A nova lei anistia quem desmatou áreas que deveriam ser preservadas.
Ainda vem muita pressão por aí. Tanto tempo discutindo e o texto aprovado conseguiu desagradar tanto a ruralistas como a ambientalistas. Os deputados que defendem as causas ambientais falavam em retrocesso. Já a bancada ruralista quer reduzir a área de reserva legal das médias e grandes propriedades.
O que passou, passou. O Novo Código Florestal perdoa quem desmatou encostas de morro e nascentes até julho de 2008. Os responsáveis estão livres de pagar multa pelo estrago.“É uma anistia ampla geral e irrestrita para aqueles que fizeram crime ambiental, para aqueles que ocuparam de forma irregular”, reclama Mario Mantovani, do SOS Mata Atlântica.
De acordo com a proposta aprovada, a área de preservação de rios com até cinco metros de largura fica menor. A distância mínima entre a plantação e o rio cai de 30 para 15 metros.
Assim que a lei entrar em vigor, ficam suspensas autorizações para novos desmatamentos por cinco anos - prazo para os estados definirem suas políticas ambientais.
Outro ponto que gerou protesto dos ambientalistas foi a decisão de liberar algumas propriedades de manter uma área preservada, o que hoje é exigido por lei. Com o novo código, em alguns estados, toda a terra com até 400 hectares vai poder ser usada para agropecuária.
O relator do projeto disse que a medida deve beneficiar 90% dos produtores rurais. “O projeto foi feito para regularizar os produtores que estão na ilegalidade. Na maioria, são os pequenos. por essa razão é que nos dispensamos a recomposição da reserva legal para os pequenos”, explica o relator do projeto, deputado Aldo Rebello (PcdoB-SP).
Já as propriedades maiores continuam obrigadas a manter a proteção de parte das matas nativas. Exigência que os grandes produtores querem derrubar quando a proposta for votada pelos deputados no plenário da Câmara.
“Nós votamos esse relatório na comissão e agora iremos para o plenário da Câmara depois das eleições. Teremos um prazo de três ou quatro meses para trabalharmos os parlamentares e as próprias entidades de classe na mobilização de recuperarmos aquilo que não conquistamos nesse relatório”, aponta o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), da bancada ruralista.Além da Câmara, como lembrou o deputado, o projeto ainda vai para o Senado. Mas nada agora. Discussão,votação, está tudo adiado para depois das eleições de outubro.