quinta-feira, 18 de novembro de 2021
terça-feira, 19 de outubro de 2021
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
domingo, 19 de setembro de 2021
domingo, 12 de setembro de 2021
O mundo das Suculentas
Delicadeza
🍃Crassula expansa fragilis
O mundo das suculentas😍
Taxonomia e Sistemática das plantas😉
👇
Família ~~ Crassulaceae
Gênero ~~ Crassula
Espécie ~~ expansa
Epíteto específico ~~ fragilis
Você sabia que todas as suculentas florescem
terça-feira, 7 de setembro de 2021
domingo, 5 de setembro de 2021
Raízes 🍃
As raízes🍃🍃
Esse mundo subterrâneo tem suas especificidades e partes importantes, as raízes mais grossas tem a importante função de fixação da planta no solo, dar estrutura, segurança e muitas ajudam na reserva de água e nutrição.
As mais finas chamadas de pêlos absorventes, retiram do solo os nutrientes que a planta precisa para se manter forte e saudável.
Raízes saudáveis tem a coloração avermelhada e as brancas são novas e recém formadas
terça-feira, 31 de agosto de 2021
Bicho do cesto🤔
Curiosidades do Jardim🍃 Mariposas da família Psychidae.
Existe um tipo especial de mariposas cujas larvas se protegem com pedacinhos de pau e pedra que coletam no ambiente. Quando chegar a época da metamorfose, esta mesma proteção que usavam enquanto larva lhes servirá de casulo e aí vem a parte mais interessante: Apenas os machos se tornarão mariposas com asas e irão voar! As fêmeas normalmente ou não criam asas ou criam asas muito curtas que não lhes servirão para voar, em algumas espécies elas nunca abandonarão o casulinho e neste caso pode ser até difícil diferenciar uma larva de uma fêmea adulta, por que ela sempre terá aparência larval.
De uma forma mais abrangente, estas larvas podem ser considerada uma espécie de bicho-do-cesto.
Achei muito interessante a história desse bichinho. Assisti um filme Japonês parecido
domingo, 29 de agosto de 2021
Suculentas
As folhas de plantas Suculentas (aquelas que guardam em seu corpo ou folhas reservas de água e nutrientes chamados tecnicamente de parenquima aquoso/aquífero), podem ser multiplicadas e feitas novas mudas.
Segue a foto de uma muda da minha coleção.
quarta-feira, 28 de julho de 2021
quinta-feira, 22 de julho de 2021
RE-VISÕES DO PARAÍSO
Projeto Re-visões do paraíso - cultura paisagística e jardins de prazer.
Os estudos da paisagem, mais intimamente referenciado aos jardins utilitários – hortas e pomares, jardins de prazer e educação alimentar, que por sua vez, sinalizam para uma tomada de posição sobre questões que revelam problemas nas cidades contemporâneas, em especial, os hábitos de uma sociedade que está diante de inúmeras crises relacionadas à ausência da qualidade de vida.
domingo, 4 de julho de 2021
Paisagens Híbridas
Gramática dos Jardins
https://paisagenshibridas.eba.ufrj.br/
Os pesquisadores do Paisagens Híbridas vinculados à linha A forma-jardim: cultura artística a visual na paisagem, destacam a relevância desse debate para a construção de outras possibilidades analíticas e interpretativas propostas Fórum Gramática dos Jardins/2021 e convidam a sociedade acadêmica e público em geral a participar das Edições on-line através do Canal Paisagens Híbridas no Youtube.
#gramaticadosjardins #paisagem
domingo, 13 de junho de 2021
Possibilidades no jardim
Copas diferenciadas oferecem sombreamentos distintos no terreno.
Dica: escolha a melhor espécie que se adeque ao local a partir do entendimento dos usos.
😉
terça-feira, 11 de maio de 2021
Paisagens Híbridas
JARDINS DE PRAZER, HORTAS POMARES: PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO E AGROECOLOGIA
PROJETO RE-Visões do paraíso – cultura paisagística, jardins de prazer e hortas urbanas, foi concebido a partir de questões elencadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GPPH-EBA/UFRJ), ligados à linha de pesquisa A forma-jardim: cultura artística e visual na paisagem urbana.
O contexto dos debates relativo ao tema central do projeto, subordinadas ao campo de estudos da paisagem, da cultura paisagística, dos jardins utilitários – hortas e pomares –, dos jardins de prazer e educação alimentar, sinalizam para uma tomada de posição sobre questões que revelam problemas nas cidades contemporâneas, em especial, os hábitos de uma sociedade que está diante de inúmeras crises relacionadas à ausência da qualidade de vida urbana. O “ser” urbano tem presenciado a subtração progressiva de espaços livres públicos onde a relação cultura e natureza se vê afetada pela escassez de jardins de prazer e a ausência de uma cultura de jardins utilitários voltados ao cultivo de hortas e pomares urbanos.
Os jardins na história da cidade se manifestam na trama urbana de diversas formas e com múltiplas funções e escalas nos espaços livres – praças, parques, pátios escolares, quintais. Surgem como locais de lazer ativo, passivo e fruição estética ou, definidos espacialmente para o cultivo de espécies de árvores frutíferas, hortaliças ou ervas medicinais.
É justamente focando na potência e amplitude do conceito de jardim – seja ele de prazer ou utilitário – que o projeto RE-VISÕES DO PARAÍSO – cultura paisagística, jardins de prazer e hortas urbanas, busca definir uma práxis pedagógica junto a diferentes grupos sociais no Rio de Janeiro.
quarta-feira, 14 de abril de 2021
Nativa do Brasil - Maracujá
Nativa do Brasil
Maracujá
(Passiflora edulis)
Aqui crescendo veloz e vigorosa.
Trepadeira cultivada a pleno sol, com o solo bem drenado, adubado e cresce melhor se plantada no final do verão.
Lembrando que essa planta pode ser multiplicada por estaca ou por sementes dos frutos maduros. Nesse caso a germinação das sementes deve ser feita em locais sombreados ou solos que peguem sol apenas pela manhã.
Fica a dica😉
segunda-feira, 29 de março de 2021
Paisagens Híbridas
Novo Curso
P.H. (Paisagens Híbridas)
A Arqueologia, enquanto ciência, estuda os vestígios humanos operacionalizados pelo conceito de cultura, distribuídos e organizados dentro de um determinado tempo-espaço de longa duração. Ao longo dos anos, a disciplina privilegiou a análise e interpretação de artefatos antigos soterrados, em detrimento daqueles mais recentes presentes na superfície e que em certa medida materializavam-se na paisagem.
Em vista disto, a paisagem histórica, em particular a dos jardins, matriz primeira desse curso, caracteriza-se em parte por elementos bióticos, ao mesmo tempo que, por outro lado, é produtora e produto de uma cultura material e imaterial. De traços efêmeros, o jardim histórico pertence a um passado relativamente recente e, por isso, tensiona as bases epistemológicas da Arqueologia, cujos pressupostos atribuem ao tempo de longa duração um dos componentes relevantes em suas pesquisas. Nesse sentido, os saberes sobre os jardins ou, as análises de camadas resultantes do estabelecimento de culturas paisagísticas antigas ou contemporâneas de distintas sociedades, frequentemente, estão abrigadas no escopo disciplinar dos estudos ligados à área do paisagismo, da arquitetura da paisagem e demais disciplinas correlatas.
Entretanto, o horizonte de debates sobre a paisagem e jardins, seja pelo seu aporte teórico e conceitual ou pelo avanço que tem atingido no campo prático ao longo das últimas décadas e em diferentes áreas de saber, deslocam fronteiras e redesenham esse campo disciplinar demonstrando assim, que um jardim é um objeto passível de ser estudado pela Arqueologia.
https://paisagenshibridas.eba.ufrj.br/2021/03/26/arqueologiajardinshistoricos/
#eba #ufrj #paisagenshíbridas #jardins #arqueologia #paisagemhistorica
sábado, 20 de março de 2021
quinta-feira, 18 de março de 2021
Suculentas & Cactos
Antes e depois 🍃🌱🍃
Berçário de cactos e suculentas.
Fáceis de cuidar e de propagar.
Você sabia que as folhas ou partes da sua suculenta ou cactos podem virar novas plantas?
Escolha um vaso raso e largo. Recomendo um substrato específico para cactos, que seja bem aerado. Esse da foto é um composto orgânico de areia lavada, húmus de minhoca, esterco bovino e pó de casca de banana.
A cada folha que cair ou parte que retirar coloque nesse recipiente, dê preferência a posicionar longe do sol direto, mas que pegue bastante claridade.
Regue todos os dias e verá rapidamente a multiplicação de suas plantas.
A natureza é próspera, quanto mais partes dela você tira, mais ela multiplica.
Fica a dica😉
segunda-feira, 8 de março de 2021
quinta-feira, 4 de março de 2021
Gloxinia - FASES
FASES
Assim como a vida humana.
O mundo vegetal tem as suas fases;
E cada uma faz sentido para o desenvolvimento quando o afloramento visual se destaca em ápice de estruturas florais.
Aquele momento em que o rizoma está se formando e enchendo de novas brotações abaixo da terra.
A força e a vida se recompondo sem aparecer, mas ali ele está se fortalendo para as próximas fases.
Quando saem as primeiras folhas a planta começa a mostrar a sua estética e a formar uma fisiologia visual e funcional.
Finalmente essas brotações crescem e as florações se abrem e se decompoem e se multiplicam em novas plantas geneticamente iguais e outras diferentes.
E o ciclo continua💚🍃🍃🍃
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Parques Urbanos RJ
Composição Paisagística 🌴🌴
O Ponto focal de um Jardim pode ser uma espécie ou várias.
Intencionalmente o profissional direciona o olhar do passante colocando espécies mais raras ou plantas que chamem a atenção.
Nesse processo os caminhos também nos projetam para a direção mais interessante do Jardim.
Fica a dica😉
#composicaopaisagistica #paisagismo #palmeiras
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Cactos
Mandacaru Azul
Típica do Nordeste do Brasil
Cacto Azul - Pilosocereus azureus
#mandacaruazul #cactos #plantasbrasileiras #pilosocereusazureus
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Mudas🌱🌱🌱
Mudas🌱🌱🌱
Quando uma folha cai no chão, logo aparecem várias mudinhas, por isso é considerada um símbolo de prosperidade. Além disso, é vista como um sinal de amizade e de agradecimento.
A folha-da-fortuna (Kalanchoe pinnata)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Pau Ferro - Árvores Brasileiras
Pau Ferro (Caesalpinia ferrea)
Encontrado do sudeste ao nordeste do Brasil, na Mata Atlântica, o pau-ferro é muito comum em praças, parques e ruas do país, sendo facilmente identificado por suas características físicas.
O tronco é inconfundível: liso e cinzento quando jovem, aos poucos perde a casca em placas, tornando-se malhado.
As flores são amarelas e pequenas e a floração ocorre no verão e no outono.
O pau-ferro é muito utilizado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento, movelaria, construção civil. Em recuperação de áreas degradadas, a espécie é uma excelente escolha por crescer bem em áreas abertas. Outra característica é a medicinal.
domingo, 31 de janeiro de 2021
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
O que pode desencadear doenças em suas plantas
São vários fatores que quando exercem uma ação contínua, podem ser irreversíveis e desencadear doenças em suas plantas.
Essas ações quando repetidas afetam as células e tecidos das suas plantas, causando a perda total.
Você conhece alguns desses fatores?
sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
Projeto
O elemento principal de um Jardim é a sua VEGETAÇÃO, e a sua harmonia com o espaço.
Dito isto, as estruturas construídas não devem ser a fonte de destaque de um Jardim.
Explico melhor 👇
A vegetação resulta do predomínio de plantas com certa forma:
Ervas em geral - são todas aquelas que recobrem o chão (forração), arbustos, árvores, palmeiras, bananeiras, cactos etc.
Quando se trata da natureza:
"É da beleza absoluta das formas, da harmonia e do contraste que surgem de seu (da vegetação) conjunto que consiste o caráter da natureza desta ou daquela região," (Humboldt, 1807); (Shimwell, 1971).
Quando se analisa as palavras e seus conceitos, verificamos que plantas, vegetais e vegetação têm seus significados específicos.
Bem resumido:
VEGETAÇÃO -> Conjunto de Plantas -> com diferentes formas dos vegetais.
Foto: parte do meu projeto de Dissertação 2016.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2021
sexta-feira, 1 de janeiro de 2021
2021 Rio de Janeiro
Parque da Cidade em Niterói
Dia 01 de Janeiro, calor e muita neblina.
Na entrada do Parque um guarda nos abordou e pediu para usarmos máscaras.
Um cenário diferente das últimas vezes que íamos andando ou de carro.
Sem saltos de parapentes e o café fechado, por ser feriado e muito visitado o parque em outros anos estaria totalmente aberto.
Assinar:
Postagens (Atom)