segunda-feira, 29 de março de 2021
Paisagens Híbridas
Novo Curso
P.H. (Paisagens Híbridas)
A Arqueologia, enquanto ciência, estuda os vestígios humanos operacionalizados pelo conceito de cultura, distribuídos e organizados dentro de um determinado tempo-espaço de longa duração. Ao longo dos anos, a disciplina privilegiou a análise e interpretação de artefatos antigos soterrados, em detrimento daqueles mais recentes presentes na superfície e que em certa medida materializavam-se na paisagem.
Em vista disto, a paisagem histórica, em particular a dos jardins, matriz primeira desse curso, caracteriza-se em parte por elementos bióticos, ao mesmo tempo que, por outro lado, é produtora e produto de uma cultura material e imaterial. De traços efêmeros, o jardim histórico pertence a um passado relativamente recente e, por isso, tensiona as bases epistemológicas da Arqueologia, cujos pressupostos atribuem ao tempo de longa duração um dos componentes relevantes em suas pesquisas. Nesse sentido, os saberes sobre os jardins ou, as análises de camadas resultantes do estabelecimento de culturas paisagísticas antigas ou contemporâneas de distintas sociedades, frequentemente, estão abrigadas no escopo disciplinar dos estudos ligados à área do paisagismo, da arquitetura da paisagem e demais disciplinas correlatas.
Entretanto, o horizonte de debates sobre a paisagem e jardins, seja pelo seu aporte teórico e conceitual ou pelo avanço que tem atingido no campo prático ao longo das últimas décadas e em diferentes áreas de saber, deslocam fronteiras e redesenham esse campo disciplinar demonstrando assim, que um jardim é um objeto passível de ser estudado pela Arqueologia.
https://paisagenshibridas.eba.ufrj.br/2021/03/26/arqueologiajardinshistoricos/
#eba #ufrj #paisagenshíbridas #jardins #arqueologia #paisagemhistorica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário